O Workshop Interno: Inovação Aberta na Transformação Digital

,

 

Em muitos setores, os funcionários que não possuem cargos gerenciais raramente são os que conduzem projetos de desenvolvimento tecnológico e transformação digital. Preocupados em vender, produzir, desenvolver e fazer sua mágica, muitas vezes recebem ferramentas e processos que não correspondem exatamente à sua realidade.

 

Você provavelmente está familiarizado com as técnicas de brainstorming, mas e o workshop interno? Aqui estão algumas dicas para envolver seus funcionários no processo de transformação de sua empresa e, assim, desenvolver melhor seus processos por meio de uma abordagem de inovação aberta.

 

Envolva seus funcionários!

 

Quem envolver nesse processo? A resposta pode ser óbvia ou um pouco mais complexa, dependendo do seu tipo de negócio e dos perfis de seus funcionários.

 

Aqui estão 4 dicas para uma segmentação eficaz:

 

  1. Funcionários de longa data, que entendem o contexto do negócio;
  2. Funcionários representando os diferentes perfis de colaboradores;
  3. Empregados de diferentes faixas etárias, com diferentes habilidades tecnológicas;
  4. Funcionários que lideram sua equipe e que podem ser agentes de mudança.

 

 

É importante selecionar colaboradores que estejam abertos à atividade mas que não sejam inquestionávelmente positivos, afinal, você quer descobrir os problemas reais.

 

 

Nada como a prática

 

Debater o modelo com os colaboradores pode trazer bons insights sobre como melhorar o processo interno, ou como implantar novas tecnologias. Mas é importante testar o processo na prática para identificar com clareza as barreiras que retardam o processo.

 

 

Quanto mais opiniões, melhor!

 

Ouvir mais funcionários permitirá que você tenha uma visão mais completa e realista dos comportamentos e problemas. Cada pessoa obviamente terá seu jeito de fazer as coisas e sua opinião sobre muitos tópicos, e ouvir mais pessoas ajuda a discernir o pessoal do generalizado.

 

Seus funcionários são uma mina de ouro

 

Se não estamos enganados, uma de suas principais métricas é manter uma boa taxa de retenção de funcionários, certo? Bem, o workshop interno ajuda a melhorar isso!

 

Ao fazer seus funcionários participarem das transformações na empresa, você:

 

– Gera um senso de orgulho dentro de sua equipe;

– Aumenta o nível de envolvimento e o sentido de implicação em cada um deles;

– Incentiva seus funcionários a obter satisfação sobre a empresa em que trabalham.

 

Todo mundo adora dar sua opinião e ter a sensação de que eles são valorizados por sua expertise. Você está dando-lhes apenas isso, ouvindo-os e colocando-os em uma posição em que eles possam realmente sentir que estão participando concretamente do sucesso de um determinado projeto. É a sua chance de oferecer a eles o que eles precisam e de ajudar seu produto a ser o melhor possível. Isso é um ganha-ganha.

 

Seja Consistente

 

Mensure os resultados obtidos através das mudanças implementadas e use-os para realizar a melhoria contínua dos processos.

 

Você quer experimentar o workshop interno na transformação digital de sua empresa? Com essas poucas dicas, você já tem uma boa base para entender seu funcionamento e os potenciais resultados.

1 responder
  1. Rogerio Ulbrich
    Rogerio Ulbrich says:

    Acredito que a transformação digital que tanto se fala, venha das pessoas motivadas a utilizar determinada tecnologia.
    Consegui implantar mudanças digitais na minha empresa quando envolvi os colaboradores

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *